terça-feira, 23 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DEPOIS DE VER O FILME SOBRE UM RETRATO SOCIAL EM PORTUGAL, CONCLUI AS SEGUINTES MUDANÇAS.

ANTES(antigamente):


  • A mulher mantinha a virgindade até o casamento, não trabalhava e o número de filhos era superior.
  • O homem governava a casa, a sexualidade era dominada pelo machismo, recorria a prostituição e o serviço militar era obrigatório.
  • O ritmo de vida era sedentário, existia falta de liberdade e a sexualidade era tabu.
  • O ensino era precário, não se usavam computadores, o nível de vida era inferior, geralmente não iam de ferias para fora e as pessoas andavam de transportes públicos e a pé nas cidades, de bicicleta e de carroça nas zonas rurais.
  • O ambiente (clima) e a alimentação eram melhores.
  • Havia mais tempo para estar com a família assim como as refeições eram também em família.
  • O jovem fazia pouca vida nocturna, a droga era de menor quantidade e na politica, nem sequer era assunto.

DEPOIS(actualidade)



  • A mulher começou a trabalhar, adquiriu o seu direito ao voto e o número de filhos começou a ser menor.
  • Os pais aumentaram o seu rendimento, havendo uma ocupação em excesso de trabalho e dando menos tempo aos filhos, tendo dificuldade em adaptarem-se.
  • Há oferta para tudo, carro, casa, electrodomésticos, etc., existem marcas conhecidas para todos os gostos, férias para lugares exóticos, o poder de compra aumentou mas as famílias gastam mais do que ganham.
  • Na alimentação existe mais variedade mas de menor qualidade e o clima está mais instável.
  • Já não há jantares em família, vive-se de modo diferente havendo cada vez menos dialogo.
  • A sexualidade tornou-se mais aberta, há mais liberdade, as pessoas passaram a ter direito de escolha, direito ao ensino e os computadores fazem parte do quotidiano.
  • Os jovens cada vez saem mais cedo à noite, abusam do álcool e drogas, têm mais oferta de diversão nocturna, não acreditam na conversa dos políticos por isso o desinteresse e têm cursos superiores mas há falta de empregos.

O que mudou? Muitas coisas mudaram para melhor e outras para pior, mas a vida continua.

Imagem:http://images.paraorkut.com/img/pics/glitters/p/perdas-6109.gif

domingo, 14 de dezembro de 2008

ACORDO ORTOGRÁFICO
(TRABALHO DE GRUPO) Nim
Dentro do acordo ortográfico, conseguimos encontrar aspectos favoráveis e desfavoráveis .
Os aspectos positivos que encontramos são, por exemplo, a uniformização da língua portuguesa na forma escrita, a aproximação dos povos no que diz respeito à cultura, o facto de não ser necessário tradução de livros das diferentes vertentes da língua portuguesa, tornando-os assim mais acessíveis, e valorizando, posteriormente as obras mais antigas.
No entanto, o acordo ortográfico também tem aspectos negativos. Em primeiro lugar, este acordo não é mais do que um acordo económico, já que apenas muda a forma escrita da língua e não a falada, nem as palavras características de cada cultura. Esta situação vai criar dificuldades na adaptação à nova forma escrita às pessoas adultas e mais idosas.
Eu acrescento que a língua portuguesa deve acompanhar os tempos em que é falada, na escrita. Portugal terá alterações na grafia de cerca 1,6% contra os 0,5% da Brasileira.
Os países que fazem parte deste acordo são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

COMENTÁRIO: Ao longo do nosso dia-a-dia ficamos cegos para muitas situações, como por exemplo, fazemos logo juízos e valores das pessoas apenas olhando para elas, ou seja, avaliando apenas a sua parte exterior. Outros acontecimentos que ignoramos é a fome e as dificuldades que muitas populações passam, a violência para com as mulheres que nos dias que correm ainda têm uma taxa elevada e ainda o preconceito que existe entre a população de raça diferente.








O filme "Ensaio sobre a cegueira" inicia-se com um homem ficar cego, sem razão aparente, enquanto conduzia, o qual obteve ajuda para chegar a casa, mas a pessoa que a ajudou, aproveitando-se da sua cegueira acabou por lhe roubar o veiculo. De seguida com a sua esposa, desloca-se ao médico para descobrir o porquê da sua cegueira repentina. Onde na sala de espera encontra duas pessoas, o velho da venda preta e a rapariga dos óculos escuros. O velho da venda preta, sendo parcialmente cego, acabou por ceder a sua vez, sentindo a aflição deste sujeito, situação da qual a rapariga era contra, logo aqui podemos ver dois comportamentos diferentes. Durante a consulta o médico constatou que não se tratava de uma cegueira normal, tendo em conta que este cego via tudo branco ao contrário de outros cegos que vêem tudo preto. A partir desta consulta desenrolou-se uma crise de um surto epidémico de cegueira, previamente designado por um mal branco. Este surto atingiu todas as pessoas desta população excepto a esposa do médico.



Devido a este surto o Governo viu-se obrigado a tomar uma atitude drástica começando a colocar as pessoas que ficaram cegas em quarentena num hospital abandonado.




As primeiras pessoas a serem postas em quarentena, foram os primeiros cegos onde estão incluídas todas estas personagens, situação em que a esposa do médico viu-se obrigada a fazer-se passar por cega para poder acompanhar o seu marido neste processo. No interior do hospital a esposa do médico foi os olhos de todos lá dentro, organizando o dia-a-dia. Tudo se complicou com a vinda de mais pessoas, principalmente de um grupo que se apoderou de todas as refeições, exigindo aos outros que em troca lhes dessem materiais de valor e a companhia das mulheres.











Posteriormente os primeiros cegos conseguiram fugir para o exterior, a caminho de casa do médico verificaram que toda a população, além de cega, estava também completamente desorientada com esta situação. Com esta experiência de vida estas pessoas concluíram que para além de utilizarmos a nossa visão de uma maneira errada, a nossa população não está preparada para uma crise como esta. A preocupação principal deles é que assim que recuperaram a visão começaram a olhar para o interior das pessoas, e não para o exterior como faziam anteriormente, ou seja, dar o verdadeiro valor as pessoas que realmente somos, conseguirem ver a nossa essência. Os verdadeiros cegos conseguem, só de ouvir uma pessoa falar, perceber as verdadeiras intenções, coisa que nós, que conseguimos ver, não nos apercebemos, pois estamos de tal maneira absorvidos pela aparência que acabamos por não julgar mais nada.

Concluímos com isto que não nessecitamos da nossa visão para ver o que realmente uma pessoa é.




Imagens:http://www.shockya.com/news/wp-content/uploads/blindness_movie_poster.jpg

http://images.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwXz0319c9Fl58_DCz8p6pHAmhZnKR9YlvHo7Fy6ptjcUEBLw99ITShADdGtCMWcD0HVjOzBLbVIbt7otfR0Q5lVM6FgT4lO_VHmRT4OTKkj7OptGUOwdVOgctLwWqUUSIJBwLPFtuztw/s400/blindness.jpg&imgrefurl=http://omoviewhereartthou.blogspot.com/2008_04_01_archive.html&usg=__MCKchZhX85gr8RnY6v9HcZeAaRQ=&h=400&w=313&sz=30&hl=pt-PT&start=178&um=1&tbnid=jNXyYxg_DIJrCM:&tbnh=124&tbnw=97&prev=/images%3Fq%3Dblindness%2Bmovie%26start%3D160%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

http://images.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu0OVbgb9LaSAcZ2GfW00luvzTCTcRwiPivxl3hP27yfqUtSz6ZEzy7j8H-FmEivalrl6XNzYWu5DpbhP7o1a8XTMvV4ZBeoREih-_v5BZRP5-UApOFRELwakYLR3mav4jQQwUW-1u2oo/s320/blindness_movie_image_julianne_moore_.jpg&imgrefurl=http://ante-cinema.blogspot.com/2008/05/os-crticos-no-gostaram-l-muito-mas.html&usg=__nq4ZxojounFfFCqy0jmZ0Qegs98=&h=213&w=320&sz=14&hl=pt-PT&start=66&um=1&tbnid=YHExL3pHz8Xl3M:&tbnh=79&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dblindness%2Bmovie%26start%3D60%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.lookforward.com.au/uploads/20080416/d5270136-0a87-47c2-af2f-9a2af587a78c/blindness.jpg&imgrefurl=http://www.lookforward.com.au/Pages/Event.aspx%3Feid%3Dd5270136-0a87-47c2-af2f-9a2af587a78c&usg=__a6rSsIBo5OMb5AB3sTDimAsUZl0=&h=203&w=300&sz=16&hl=pt-PT&start=7&um=1&tbnid=YEzRcyhXXB_EdM:&tbnh=78&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dblindness%2Bmovie%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

http://media.outnow.ch/movies/images/2008/Blindness/movie.fs/04.jpg

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

UMA VERDADE INCONVENIENTE DE AL GORE



Al Gore Jr. nasceu a 31 de Março de 1948 em Washington, é um político do partido democrático no qual exerceu como vice-presidente durante a administração de Bill Clinton (1993 a 2001). Mas tem centrado a sua vida em questões ambientalistas, sendo autor de "verdade inconveniente", um dos livros mais vendidos, baseado na ameaça e soluções para o aquecimento global. Passando-o a filme com o mesmo título, no qual , foi premiado pela academia na categoria de melhor característica documental e a melhor canção original.




Foi em Lisboa, a 08/02/07 no museu da electricidade , que Al Gore, numa conferência apenas para políticos, governantes, autarcas, investigadores, empresários, gestores e ambientalistas ouviram a verdade inconveniente, como por exemplo, a do aquecimento global e apelou à acção politica, urgente para salvar o planeta, dizendo..."temos tudo o que é necessário para isso, menos a vontade politica, mas esta é um recurso renovável".


Nas várias conferências que efectuou, não permitiu o uso de máquinas fotográficas, nem gravações audiovisuais, nem que qualquer pessoa lhe formula-se perguntas. Apresenta-se no filme como um enviado da natureza, o novo profeta, anunciando a praga do aquecimento global, arrasaria o nosso planeta. Al Gore fala apenas do co2 (dióxido de carbono) como gás com efeito de estufa, ignorando outros gases, como ch4 (metano) e o N2O (óxido nitroso) , embora estejam presentes em menor quantidade, são responsáveis por um efeito muito maior.

A queima de hidrocarbonetos, principalmente combustíveis fósseis como o carvão mineral, petróleo e gás natural, são ainda nos dias de hoje a mais importante fonte de energia, por isso, estima-se que são lançados em cada ano na atmosfera cerca de 6 gigas, toneladas de dióxido de carbono. Moléculas de dióxido de carbono atmosférico estão constantemente fluindo para a biosfera, os solos e os oceanos.


Os oceanos absorvem dióxidos de carbono atmosférico em ritmo mais lento, porque há um freio natural que dificulta ou impede a dificultar ou impede a difusão de moléculas de dióxido de carbono atmosférico na camada superficial dos oceanos.








O aquecimento global é um fenómeno climático, um aumento da temperatura que vem acontecendo no ultimo século e meio. Será por causas naturais e responsabilidade humana, entre muitos mas sendo a china e os estados unidos os maiores causadores do aumento de concentração de poluentes na atmosfera causando o efeito estufa.

A terra recebe radiações emitida pelo sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação, que seria reflectida em condições normais para o espaço. Essa parte retida è a causadora do aumento do aquecimento global. A atmosfera absorve os infravermelhos impedindo que eles escapem para o espaço exterior, dando-se o efeito estufa.



















Com tudo isto a terra è que sofre, e dá-nos evidências negativas, que se vão ocorrendo como a cobertura de neve das montanhas, e de áreas geladas que estão a diminuir, (o árctico è uma das regiões do mundo que sentem mais o impacto, com o aquecimento global, está a degelar e diminui 40% a espessura do gelo), do aumento do nível dos mares, ( seria uma grande preocupação porque podia fazer com que algumas partes do globo ficassem debaixo de água, devido a expansão térmica da água dos oceanos), existem furacões nos últimos anos mais intensos, a evaporação dos solos nos dias de hoje è muito superior, os aumentos de temperatura é em todo o mundo até nos oceanos, maiores períodos de seca, a percentagem da humidade tem vindo a aumentar, tornando o clima muito mais instável e com o aquecimento global tem afectado também a imigração das aves.

Todos nós temos que contribuir para ajudar a combater o aquecimento global e no nosso dia a dia podemos tomar algumas medidas como: mudar uma lâmpada normal por outra florescente, conduzir menos, partilhar o carro ou usar os transportes públicos, andar de bicicleta, caminhar, evitar produtos com muita embalagem, plantar uma árvore (durante a sua vida absorve uma tonelada de dióxido de carbono) e reduzir, reciclar e reutilizar o uso dos materiais.


Al gore diz que a missão dele é persuadir o povo americano e o resto do mundo da importância e a urgência de adopção e implementação de soluções eficazes e abrangentes da crise do clima.


Nos Estados Unidos da Amèrica, Austrália, Canadá, Índia, Espanha, e Reino Unido, criou um projecto com o nome " aliança da protecção do clima" o objectivo é incentivar a vontade politica para resolver a crise do clima.


As alterações climáticas são um facto, verdadeiras, está acontecer muito depressa, mais rápido do que se previa e temos que mostrar a nossa preocupação aos líderes políticos, para eles tomarem medidas, porque estamos a tempo e podemos resolver esta crise.

imagens de:http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/03/216_1317-lisboa.jpg

http://ultimosegundo.ig.com.br/

http://www.velutipes.com/madeira/madeira_2.htm
http://foradarota.files.wordpress.com/2008/04/aquecimento-global.jpg

http://cache01.stormap.sapo.pt/fotostore02/fotos//d7/47/dc/1620540_Lc6ZV.jpeg
sites de pesquisa:http://www.algore.com/

http://dn.sapo.pt/2007/02/09/sociedade/al_gore_passa_lisboa_rota_para_salva.html

http://resistir.info/climatologia/verdade_incomoda.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/