quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

REFLEXÃO SOBRE OS CURSOS EFA


Os Cursos EFA destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com prioridade para aquelas que não tenham o ensino básico ou secundário concluído. O objectivo destes cursos é qualificar adequadamente estas pessoas, de forma a tornarem-se aptas para se inserirem ou progredirem no mercado de trabalho. Deste modo, os Cursos EFA contribuem para a evolução do País.
Estes cursos foram alargados até ao nível secundário, tendo em vista a generalização deste nível como qualificação mínima da população. Assim, são simultaneamente promovidas a certificação escolar e a certificação profissional. Daí estes cursos incluírem módulos de diferentes áreas do conhecimento, para que os formandos desenvolvam bem a sua capacidade de reflectir sobre os mais diversos assuntos, adquirindo também saberes e competências que lhe permitam obter um diploma do ensino secundário, para além da certificação profissional.
O facto de existir o curso pós-laboral, para quem trabalha é essencial para conseguir os seus objectivos. O que eu sinto do curso é que os formadores têm técnicas de ensino que motivam os formandos. Há várias idades, raças, origens, diferentes comportamentos e formas de pensar, mas um objectivo comum: obter uma especialização.

Sem comentários: