terça-feira, 23 de dezembro de 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
ANTES(antigamente):
- A mulher mantinha a virgindade até o casamento, não trabalhava e o número de filhos era superior.
- O homem governava a casa, a sexualidade era dominada pelo machismo, recorria a prostituição e o serviço militar era obrigatório.
- O ritmo de vida era sedentário, existia falta de liberdade e a sexualidade era tabu.
- O ensino era precário, não se usavam computadores, o nível de vida era inferior, geralmente não iam de ferias para fora e as pessoas andavam de transportes públicos e a pé nas cidades, de bicicleta e de carroça nas zonas rurais.
- O ambiente (clima) e a alimentação eram melhores.
- Havia mais tempo para estar com a família assim como as refeições eram também em família.
- O jovem fazia pouca vida nocturna, a droga era de menor quantidade e na politica, nem sequer era assunto.
DEPOIS(actualidade)
- A mulher começou a trabalhar, adquiriu o seu direito ao voto e o número de filhos começou a ser menor.
- Os pais aumentaram o seu rendimento, havendo uma ocupação em excesso de trabalho e dando menos tempo aos filhos, tendo dificuldade em adaptarem-se.
- Há oferta para tudo, carro, casa, electrodomésticos, etc., existem marcas conhecidas para todos os gostos, férias para lugares exóticos, o poder de compra aumentou mas as famílias gastam mais do que ganham.
- Na alimentação existe mais variedade mas de menor qualidade e o clima está mais instável.
- Já não há jantares em família, vive-se de modo diferente havendo cada vez menos dialogo.
- A sexualidade tornou-se mais aberta, há mais liberdade, as pessoas passaram a ter direito de escolha, direito ao ensino e os computadores fazem parte do quotidiano.
- Os jovens cada vez saem mais cedo à noite, abusam do álcool e drogas, têm mais oferta de diversão nocturna, não acreditam na conversa dos políticos por isso o desinteresse e têm cursos superiores mas há falta de empregos.

O que mudou? Muitas coisas mudaram para melhor e outras para pior, mas a vida continua.
Imagem:http://images.paraorkut.com/img/pics/glitters/p/perdas-6109.gif
domingo, 14 de dezembro de 2008

COMENTÁRIO: Ao longo do nosso dia-a-dia ficamos cegos para muitas situações, como por exemplo, fazemos logo juízos e valores das pessoas apenas olhando para elas, ou seja, avaliando apenas a sua parte exterior. Outros acontecimentos que ignoramos é a fome e as dificuldades que muitas populações passam, a violência para com as mulheres que nos dias que correm ainda têm uma taxa elevada e ainda o preconceito que existe entre a população de raça diferente.
O filme "Ensaio sobre a cegueira" inicia-se com um homem ficar cego, sem razão aparente, enquanto conduzia, o qual obteve ajuda para chegar a casa, mas a pessoa que a ajudou, aproveitando-se da sua cegueira acabou por lhe roubar o veiculo. De seguida com a sua esposa, desloca-se ao médico para descobrir o porquê da sua cegueira repentina. Onde na sala de espera encontra duas pessoas, o velho da venda preta e a rapariga dos óculos escuros. O velho da venda preta, sendo parcialmente cego, acabou por ceder a sua vez, sentindo a aflição deste sujeito, situação da qual a rapariga era contra, logo aqui podemos ver dois comportamentos diferentes. Durante a consulta o médico constatou que não se tratava de uma cegueira normal, tendo em conta que este cego via tudo branco ao contrário de outros cegos que vêem tudo preto. A partir desta consulta desenrolou-se uma crise de um surto epidémico de cegueira, previamente designado por um mal branco. Este surto atingiu todas as pessoas desta população excepto a esposa do médico.
Devido a este surto o Governo viu-se obrigado a tomar uma atitude drástica começando a colocar as pessoas que ficaram cegas em quarentena num hospital abandonado.
As primeiras pessoas a serem postas em quarentena, foram os primeiros cegos onde estão incluídas todas estas personagens, situação em que a esposa do médico viu-se obrigada a fazer-se passar por cega para poder acompanhar o seu marido neste processo. No interior do hospital a esposa do médico foi os olhos de todos lá dentro, organizando o dia-a-dia. Tudo se complicou com a vinda de mais pessoas, principalmente de um grupo que se apoderou de todas as refeições, exigindo aos outros que em troca lhes dessem materiais de valor e a companhia das mulheres.
Posteriormente os primeiros cegos conseguiram fugir para o exterior, a caminho de casa do médico verificaram que toda a população, além de cega, estava também completamente desorientada com esta situação. Com esta experiência de vida estas pessoas concluíram que para além de utilizarmos a nossa visão de uma maneira errada, a nossa população não está preparada para uma crise como esta. A preocupação principal deles é que assim que recuperaram a visão começaram a olhar para o interior das pessoas, e não para o exterior como faziam anteriormente, ou seja, dar o verdadeiro valor as pessoas que realmente somos, conseguirem ver a nossa essência. Os verdadeiros cegos conseguem, só de ouvir uma pessoa falar, perceber as verdadeiras intenções, coisa que nós, que conseguimos ver, não nos apercebemos, pois estamos de tal maneira absorvidos pela aparência que acabamos por não julgar mais nada.

Concluímos com isto que não nessecitamos da nossa visão para ver o que realmente uma pessoa é.
Imagens:http://www.shockya.com/news/wp-content/uploads/blindness_movie_poster.jpg
http://images.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwXz0319c9Fl58_DCz8p6pHAmhZnKR9YlvHo7Fy6ptjcUEBLw99ITShADdGtCMWcD0HVjOzBLbVIbt7otfR0Q5lVM6FgT4lO_VHmRT4OTKkj7OptGUOwdVOgctLwWqUUSIJBwLPFtuztw/s400/blindness.jpg&imgrefurl=http://omoviewhereartthou.blogspot.com/2008_04_01_archive.html&usg=__MCKchZhX85gr8RnY6v9HcZeAaRQ=&h=400&w=313&sz=30&hl=pt-PT&start=178&um=1&tbnid=jNXyYxg_DIJrCM:&tbnh=124&tbnw=97&prev=/images%3Fq%3Dblindness%2Bmovie%26start%3D160%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
http://images.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu0OVbgb9LaSAcZ2GfW00luvzTCTcRwiPivxl3hP27yfqUtSz6ZEzy7j8H-FmEivalrl6XNzYWu5DpbhP7o1a8XTMvV4ZBeoREih-_v5BZRP5-UApOFRELwakYLR3mav4jQQwUW-1u2oo/s320/blindness_movie_image_julianne_moore_.jpg&imgrefurl=http://ante-cinema.blogspot.com/2008/05/os-crticos-no-gostaram-l-muito-mas.html&usg=__nq4ZxojounFfFCqy0jmZ0Qegs98=&h=213&w=320&sz=14&hl=pt-PT&start=66&um=1&tbnid=YHExL3pHz8Xl3M:&tbnh=79&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dblindness%2Bmovie%26start%3D60%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.lookforward.com.au/uploads/20080416/d5270136-0a87-47c2-af2f-9a2af587a78c/blindness.jpg&imgrefurl=http://www.lookforward.com.au/Pages/Event.aspx%3Feid%3Dd5270136-0a87-47c2-af2f-9a2af587a78c&usg=__a6rSsIBo5OMb5AB3sTDimAsUZl0=&h=203&w=300&sz=16&hl=pt-PT&start=7&um=1&tbnid=YEzRcyhXXB_EdM:&tbnh=78&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dblindness%2Bmovie%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
http://media.outnow.ch/movies/images/2008/Blindness/movie.fs/04.jpg
terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Nas várias conferências que efectuou, não permitiu o uso de máquinas fotográficas, nem gravações audiovisuais, nem que qualquer pessoa lhe formula-se perguntas. Apresenta-se no filme como um enviado da natureza, o novo profeta, anunciando a praga do aquecimento global, arrasaria o nosso planeta. Al Gore fala apenas do co2 (dióxido de carbono) como gás com efeito de estufa, ignorando outros gases, como ch4 (metano) e o N2O (óxido nitroso) , embora estejam presentes em menor quantidade, são responsáveis por um efeito muito maior.

A queima de hidrocarbonetos, principalmente combustíveis fósseis como o carvão mineral, petróleo e gás natural, são ainda nos dias de hoje a mais importante fonte de energia, por isso, estima-se que são lançados em cada ano na atmosfera cerca de 6 gigas, toneladas de dióxido de carbono. Moléculas de dióxido de carbono atmosférico estão constantemente fluindo para a biosfera, os solos e os oceanos.
Os oceanos absorvem dióxidos de carbono atmosférico em ritmo mais lento, porque há um freio natural que dificulta ou impede a dificultar ou impede a difusão de moléculas de dióxido de carbono atmosférico na camada superficial dos oceanos.
O aquecimento global é um fenómeno climático, um aumento da temperatura que vem acontecendo no ultimo século e meio. Será por causas naturais e responsabilidade humana, entre muitos mas sendo a china e os estados unidos os maiores causadores do aumento de concentração de poluentes na atmosfera causando o efeito estufa.
A terra recebe radiações emitida pelo sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação, que seria reflectida em condições normais para o espaço. Essa parte retida è a causadora do aumento do aquecimento global. A atmosfera absorve os infravermelhos impedindo que eles escapem para o espaço exterior, dando-se o efeito estufa.

Com tudo isto a terra è que sofre, e dá-nos evidências negativas, que se vão ocorrendo como a cobertura de neve das montanhas, e de áreas geladas que estão a diminuir, (o árctico è uma das regiões do mundo que sentem mais o impacto, com o aquecimento global, está a degelar e diminui 40% a espessura do gelo), do aumento do nível dos mares, ( seria uma grande preocupação porque podia fazer com que algumas partes do globo ficassem debaixo de água, devido a expansão térmica da água dos oceanos), existem furacões nos últimos anos mais intensos, a evaporação dos solos nos dias de hoje è muito superior, os aumentos de temperatura é em todo o mundo até nos oceanos, maiores períodos de seca, a percentagem da humidade tem vindo a aumentar, tornando o clima muito mais instável e com o aquecimento global tem afectado também a imigração das aves.
Todos nós temos que contribuir para ajudar a combater o aquecimento global e no nosso dia a dia podemos tomar algumas medidas como: mudar uma lâmpada normal por outra florescente, conduzir menos, partilhar o carro ou usar os transportes públicos, andar de bicicleta, caminhar, evitar produtos com muita embalagem, plantar uma árvore (durante a sua vida absorve uma tonelada de dióxido de carbono) e reduzir, reciclar e reutilizar o uso dos materiais.
Al gore diz que a missão dele é persuadir o povo americano e o resto do mundo da importância e a urgência de adopção e implementação de soluções eficazes e abrangentes da crise do clima.
Nos Estados Unidos da Amèrica, Austrália, Canadá, Índia, Espanha, e Reino Unido, criou um projecto com o nome " aliança da protecção do clima" o objectivo é incentivar a vontade politica para resolver a crise do clima.
As alterações climáticas são um facto, verdadeiras, está acontecer muito depressa, mais rápido do que se previa e temos que mostrar a nossa preocupação aos líderes políticos, para eles tomarem medidas, porque estamos a tempo e podemos resolver esta crise.
imagens de:http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/03/216_1317-lisboa.jpg
http://ultimosegundo.ig.com.br/
http://www.velutipes.com/madeira/madeira_2.htm
http://foradarota.files.wordpress.com/2008/04/aquecimento-global.jpg
http://cache01.stormap.sapo.pt/fotostore02/fotos//d7/47/dc/1620540_Lc6ZV.jpeg
sites de pesquisa:http://www.algore.com/
http://dn.sapo.pt/2007/02/09/sociedade/al_gore_passa_lisboa_rota_para_salva.html
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
BIOTECNOLOGIA
DR1- EM QUE MEDIDA A BIOTECNOLOGIA AUMENTA A MINHA QUALIDADE DE VIDA?
Biotecnologia estuda os factores que condicionam a vida, na área da saúde e na agricultura, portanto pode aumentar a minha qualidade de vida.
Tenho nos dias de hoje melhores formas de recorrer a tratamentos de doenças como por exemplo, os diabetes ou o Parkinson.
Existindo um caso de doença genética hereditária, a biotecnologia pode-me ajudar na solução do problema.
A investigação não pára, por isso no futuro haverá melhores tratamentos e medicamentos para a saúde.
Na área da agricultura, foram desenvolvidas plantas resistentes a insectos, herbicidas, o que permite reduzir pesticidas, por isso melhorando a produtividade das culturas e melhorando a minha qualidade de vida.

DR2- SOU CONTABILISTA NUMA EMPRESA PRODUTORA DE CEREAIS.
QUE MEDIDAS POSSO PROPOR PARA AUMENTAR OS LUCROS E DIMINUIR OS CUSTOS?
Seria possível aumentar os lucros e diminuir os custos usando plantas transgénicas (plantas cujo genoma foi modificado geneticamente).
Que processa-se da seguinte forma: insere-se o gene que se pretende numa célula da planta e a partir da célula já transformada obtém-se a planta completa.
As medidas seriam, não usar fertilizantes químicos , o que provocaria uma redução de custos e uma melhoria no meio ambiente. O produto terá mais qualidade, o seu custo de produção seria menor, portanto o agricultor poderá vender mais barato, o consumidor fica beneficiado.

DR3- A ENGENHARIA GENÉTICA É UM RECURSO INESGOTÁVEL DE POSSIBILIDADES PARA A HUMANIDADE. DEVEM EXISTIR LIMITES POLÍTICOS CIENTÍFICOS AO SEU DESENVOLVIMENTO ? PORQUÊ ?
Na engenharia genética os limites políticos científicos devem ser controlados , porque sendo o homem um ser curioso e inteligente , o conhecimento em mãos erradas pode ser mau, porque depende da forma como se usa. Há situações que devem ser controladas, seria legitimo criar um embrião para salvar outro? clonagem humana? Não se deve manipular a vida na minha opinião. Mas por outro lado, podem-se criar avanços científicos controlados, na saúde, na cura de doenças e na agricultura, para acabar a fome no mundo, tendo em conta a qualidade alimentar. Acima de tudo, a engenharia genética proporciona, sempre grandes melhorias em todos aspectos nas nossas vidas.
DR4- O AVANÇO DA BIOTECNOLOGIA PODERÁ PRODUZIR ORGANISMOS PARA COLONIZAREM OUTROS PLANETAS ? PORQUE AINDA NÃO FOI FEITO ?

Carbono,Hidrogénio e Oxigénio são elementos que dão origem a vida.
Para outros planetas será complicado num curto espaço de tempo, mas em Marte è do nosso conhecimento da existência de gelo, sendo o planeta, que a terra tem mais informações com as fotografias que se têm tirado nos últimos anos, essas imagens determinaram com alguma precisão a composição, temperatura, densidade, pressão atmosférica e gravidade de Marte. Portanto, com a evolução da ciência é bem possível que na próxima década se possam criar organismos para colonizar outro planeta (Marte). Devido ao elevado custo, aos métodos de trabalho que são complicados e essencialmente a distância, que torna um processo bastante longo, são as razões principais porque ainda não tenha sido feito, embora existam vários avanços como a estação espacial internacional, sendo o maior e o mais moderno laboratório espacial, que existe já a 10 anos.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
MÁRIO SOARES E A SUA VIDA
§ Seu nome completo Mário Alberto Nobre Lopes Soares.
§ Nasceu a 7 Dezembro de 1924 na cidade de Lisboa , filho de João Lopes Soares,
professor, pedagogo, autor e político da Iª República, e de Elisa Nobre Soares .
§ É casado com Maria de Jesus Simões Barroso Soares, desde 1949, e tem dois filhos Isabel Soares, jornalista e João Soares, advogado, deputado e ex - Presidente da Câmara Municipal de Lisboa - e quatro netos - Inês, Mafalda, Mário e Jonas.
§ Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1951, e em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1957.
§ Foi professor do ensino secundário (particular) e director do Colégio Moderno, fundado por seu pai e também exerceu a advocacia durante muitos anos.
§ Foi um combatente contra o regime de Salazar , sendo preso 12 vezes até se exilar em França .
§ Em França trabalhou nas Universidades de Vincennes e da Sorbonne , tendo sido igualmente professor associado na Faculdade de Letras da Universidade da Alta Bretanha (Rennes) - Universidade de que é hoje doutor "Honoris Causa".
Fundador do Partido Socialista de Portugal, em 19 de Abril de 1973,
§No dia da revolução a 25 de Abril de 1974, Mário Soares estava no exílio em França, de onde regressou a Portugal, tendo chegado a Lisboa no dia 28 , no chamado comboio da liberdade.
§Participou nos I, II e III Governos Provisórios, como Ministro dos Negócios Estrangeiros, e no IV, como Ministro sem Pasta.
§Iniciou, oficialmente, o processo de descolonização , com Aristides Pereira, antigo Presidente da República Popular de Cabo Verde, e com Samora Machel, malogrado Presidente da República Popular de Moçambique.
§Todo o processo da descolonização não foi tratada da melhor forma , entregando as colónias sem qualquer preparação , e deixando os países a mercê dos próprios , não tendo estruturas para o desenvolvimento dos mesmos, e obrigando a milhares e milhares de pessoas a deslocarem-se para Portugal sem condições de vida.
§Já como secretário geral do PS, conduziu em 1976, o partido socialista a vitória nas primeiras eleições legislativas .
§Passados poucos dias, foi enviado pela Junta de Salvação Nacional às capitais europeias para obter o reconhecimento diplomático do novo regime democrático.
§Em consequência da vitória do PS , foi nomeado Primeiro-Ministro do I Governo Constitucional (1976-77), ao qual se seguiu um outro, o II, também por si presidido (1978).
§Durante os seus mandatos foram aprovadas as primeiras leis que deram forma ao novo Estado de Direito (código civil, lei da delimitação dos sectores, lei de bases da reforma agrária, etc.), no II Governo foi derrubado pela denúncia unilateral, por parte do CDS, do acordo político de incidência governamental em que ele assentava e pela recusa do então Presidente da República, general Ramalho Eanes, em permitir ao Executivo pôr a questão de confiança ao Parlamento, liderou a oposição desde 1978 a 1983, e durante esse período viabilizada a primeira revisão da Constituição da República, na qual Mário Soares se empenhou fortemente.
§ Apesar do PS ter perdido as eleições de Outubro de 1985, ocorridas por força de nova dissolução da Assembleia da República, em consequência do rompimento, pelo PSD, da coligação PS/PSD, Mário Soares candidatou-se às eleições presidenciais, previstas para Janeiro de 1986. Teve o apoio de independentes e do PS (na 1ª volta) e de toda a esquerda (na 2ª volta), tendo sido eleito em 16 de Fevereiro, por cinco anos. É o primeiro Presidente civil eleito directamente pelo povo, na história portuguesa. Renunciou então aos seus cargos de Secretário-Geral do PS e de deputado, tendo tomado posse e prestado juramento no dia 9 de Março de 1986.
§A 13 de Janeiro de 1991 foi reeleito Presidente da República, logo à 1ª. volta, tendo obtido a maior votação de sempre: 3 460 381 votos (70,40% dos votos). Terminou o seu 2º e último mandato em 9 de Março de 1996.
Fundou a fundação Mário Soares em 1991, que ele próprio presidiu.
Nas acções internacionais Mário Soares Como Secretário-Geral do PS, foi Vice-Presidente da Internacional Socialista (cargo para que foi eleito no Congresso de Genève (em 1976) e também Presidente Honorário desde 1986 e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Primeiro-Ministro. Foi presidente das Comissões da IS para o Médio-Oriente e para a América Latina. Participou em numerosas negociações, encontros, colóquios, congressos e missões no quadro da Internacional Socialista e fora dele. Em Março de 1977 iniciou o processo de adesão de Portugal à CEE e subscreveu, como Primeiro-Ministro, o Tratado de Adesão, em 12 de Julho de 1985.
Em 13 Dezembro de 1995 assume a Presidência da Comissão Mundial Independente Sobre os Oceanos; em Março de 1997 a Presidência da Fundação Portugal África e a Presidência do Movimento Europeu; em Setembro a Presidência do Comité Promotor do Contrato Mundial da Água e em Dezembro a Presidência do Comité dos Sábios do Conselho da Europa. É também Conselheiro de Estado.
A MINHA REFLEXÃO
Escolhi Mário soares porque sempre se mostrou numa boa forma intelectual, sabe ouvir e falar com as pessoas, soube conquistar o espírito dos portugueses, dedicou quase toda a sua vida a politica (dentro e fora do país) lutou por um Portugal melhor e uma Europa unida, é uma grande figura portuguesa, deu muito ao país e por fim mudou e teve influência na minha vida.
1.Refira em que consiste a co-inceneração.
A co-incineração consiste basicamente em aproveitar os fornos das cimenteiras tirando partido das suas altas temperaturas para queima dos resíduos perigosos. Consideram-se como resíduos perigosos substâncias na forma líquida, sólida ou pastosa tais como: solventes de limpeza, solventes de industria química, tinta e vernizes, óleos usados, alcatrões, betumes, lamas de estações de tratamento de águas, etc.
O processo da co-incineração implica adaptações mínimas nas cimenteiras. Os resíduos perigosos indústriais são encaminhados para um pré-tratamento , os resíduos líquidos são embebidos com serradura, para os resíduos termofusíveis, será feito o rearmazenamento em lotes. Só depois são enviados para as cimenteiras, os resíduos são pulverizados para o forno, aproveitando-se assim o seu poder calorífico.
2.Quais são as conclusões da comissão cientifica independente?

domingo, 16 de novembro de 2008
AUTO RETRATO DE FERNANDO PESSOA
Fernando António Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa, em 1888.
A sua infância até aos 5 anos, é passada até a morte do seu pai, depois viveu a maior parte da sua juventude na África do sul devido ao segundo casamento da mãe, estudou na escola comercial, ridigiu vários jornais, os primeiros escritos foram em inglês, regressou com 17 anos a Portugal onde viveu com uma tia e com a avó paterna.
Ficou conhecido como prosador do modernismo, expressou-se através dos seus heterônimos (Alberto Caeiro) vê de forma objectiva e natural a realidade, vê como as coisas são como são, pensa vendo e ouvindo, recusa o pensamento, poeta das sensações e da natureza e de linguagem simples, (Ricardo Reis) a tranquilidade sem qualquer perturbação, vive em conformidade com as leis do destino, indeferença á dor e ao desprazer, numa verdadeira ilusão de felicidade, defende os valores tradicionais, tanto na literatura como na politica, os deuses estão acima de tudo e controlam o destino do homem, acredita na vida depois da morte, (Álvaro Campos) sente tudo de todas as maneiras, procura sentir a violência e a força de todas as sensações da vida moderna, adere ao futurismo, revela um pessimismo, desiludido do "eu".
Os seus heterónimos têm personalidades, temperamentos, ideias, sentimentos, muito diferentes de Fernando Pessoa.
Da sua pessoa quer dar a ideia que é disciplinado e coerente, mas diz ser que é um analisador disperso e subtilmente desconcentrado, ele é ele, ele é muitos (vê-se como plural).
Fernando Pessoa estava sempre insatisfeito com o que fazia porque era passado.
Ophélia Queiroz foi a sua paixão, uma relação distante e muito intensa.
Pessoa, viveu os ultimos anos em angústia por falta de resultados dos seus projectos intelectuais,o que o leva a anos de consumo de álcool, tendo uma crise hepática, que o levou a morte em 30 de novembro de 1935.
IMAGINAR UMA BIOGRAFIA PELA PESSOA NA BASE DE UMA FOTOGRAFIA
Mário Gonçalves Mendes, nasceu no dia 29/10/1965, na covilhã.
Foi criado numa casa de acolhimento para crianças, uma vez que os seus pais o abandonaram.
Nunca teve o amor, nem a compreensão dos outros , a não ser da sua esposa com que casou em 1990. Mimi, nome artistico da sua esposa trapezista, no circo Mário Mendes, que ele próprio fundou, no ano de 1992. Com ela teve 7 filhos, Carlos, Carla, Dora, Filipa, Catarina, João, e Miguel.
No circo, a sua função era divertir os outros, ser palhaço era a maneira que ele conseguia recuperar a sua infância perdida.
Ao fim de longos anos de sucesso, a familia caiu em desgraça. Carlos, durante a sua actuação, no poço da morte, teve um acidente e faleceu. Momento doloroso para toda a familia, no qual conseguiram recuperar, com o apoio de todos, principalmente da Mimi.
No ano de 2004, foi encontrado um tumor maligno no cérebro de Mimi. Passados 6 meses e feitos todos os tratamentos possiveis, Mimi não resistiu e faleceu.
Em 2006, Carla com apenas 14 anos casou-se com um amigo de infância, do qual nasceu bruna que trouxe novamente alegria à casa.
Mário, em 2008 conseguiu realizar o sonho, da Mimi, ao proporcionar momentos de felicidade e muitos sorrisos na face das crianças da casa de acolhimento onde cresceu, doando uma quantia elevada, para assegurar o futuro de todas as crianças.
Neste momento, o circo continua a fazer sucesso, onde todos os elementos da familia participam, inclusive Bruna.
Este é um homem orgulhoso pela familia que tem.