segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Em 06/11/08 com a formadora Marta










BIOTECNOLOGIA





DR1- EM QUE MEDIDA A BIOTECNOLOGIA AUMENTA A MINHA QUALIDADE DE VIDA?

Biotecnologia estuda os factores que condicionam a vida, na área da saúde e na agricultura, portanto pode aumentar a minha qualidade de vida.
Tenho nos dias de hoje melhores formas de recorrer a tratamentos de doenças como por exemplo, os diabetes ou o Parkinson.
Existindo um caso de doença genética hereditária, a biotecnologia pode-me ajudar na solução do problema.
A investigação não pára, por isso no futuro haverá melhores tratamentos e medicamentos para a saúde.
Na área da agricultura, foram desenvolvidas plantas resistentes a insectos, herbicidas, o que permite reduzir pesticidas, por isso melhorando a produtividade das culturas e melhorando a minha qualidade de vida.













DR2- SOU CONTABILISTA NUMA EMPRESA PRODUTORA DE CEREAIS.
QUE MEDIDAS POSSO PROPOR PARA AUMENTAR OS LUCROS E DIMINUIR OS CUSTOS?

Seria possível aumentar os lucros e diminuir os custos usando plantas transgénicas (plantas cujo genoma foi modificado geneticamente).
Que processa-se da seguinte forma: insere-se o gene que se pretende numa célula da planta e a partir da célula já transformada obtém-se a planta completa.
As medidas seriam, não usar fertilizantes químicos , o que provocaria uma redução de custos e uma melhoria no meio ambiente. O produto terá mais qualidade, o seu custo de produção seria menor, portanto o agricultor poderá vender mais barato, o consumidor fica beneficiado.






DR3- A ENGENHARIA GENÉTICA É UM RECURSO INESGOTÁVEL DE POSSIBILIDADES PARA A HUMANIDADE. DEVEM EXISTIR LIMITES POLÍTICOS CIENTÍFICOS AO SEU DESENVOLVIMENTO ? PORQUÊ ?




Na engenharia genética os limites políticos científicos devem ser controlados , porque sendo o homem um ser curioso e inteligente , o conhecimento em mãos erradas pode ser mau, porque depende da forma como se usa. Há situações que devem ser controladas, seria legitimo criar um embrião para salvar outro? clonagem humana? Não se deve manipular a vida na minha opinião. Mas por outro lado, podem-se criar avanços científicos controlados, na saúde, na cura de doenças e na agricultura, para acabar a fome no mundo, tendo em conta a qualidade alimentar. Acima de tudo, a engenharia genética proporciona, sempre grandes melhorias em todos aspectos nas nossas vidas.

DR4- O AVANÇO DA BIOTECNOLOGIA PODERÁ PRODUZIR ORGANISMOS PARA COLONIZAREM OUTROS PLANETAS ? PORQUE AINDA NÃO FOI FEITO ?









Carbono,Hidrogénio e Oxigénio são elementos que dão origem a vida.

Para outros planetas será complicado num curto espaço de tempo, mas em Marte è do nosso conhecimento da existência de gelo, sendo o planeta, que a terra tem mais informações com as fotografias que se têm tirado nos últimos anos, essas imagens determinaram com alguma precisão a composição, temperatura, densidade, pressão atmosférica e gravidade de Marte. Portanto, com a evolução da ciência é bem possível que na próxima década se possam criar organismos para colonizar outro planeta (Marte). Devido ao elevado custo, aos métodos de trabalho que são complicados e essencialmente a distância, que torna um processo bastante longo, são as razões principais porque ainda não tenha sido feito, embora existam vários avanços como a estação espacial internacional, sendo o maior e o mais moderno laboratório espacial, que existe já a 10 anos.

Sem comentários: