segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Em 17/11/08 com a formadora Marta



1.Refira em que consiste a co-inceneração.


A co-incineração consiste basicamente em aproveitar os fornos das cimenteiras tirando partido das suas altas temperaturas para queima dos resíduos perigosos. Consideram-se como resíduos perigosos substâncias na forma líquida, sólida ou pastosa tais como: solventes de limpeza, solventes de industria química, tinta e vernizes, óleos usados, alcatrões, betumes, lamas de estações de tratamento de águas, etc.
O processo da co-incineração implica adaptações mínimas nas cimenteiras. Os resíduos perigosos indústriais são encaminhados para um pré-tratamento , os resíduos líquidos são embebidos com serradura, para os resíduos termofusíveis, será feito o rearmazenamento em lotes. Só depois são enviados para as cimenteiras, os resíduos são pulverizados para o forno, aproveitando-se assim o seu poder calorífico.

2.Quais são as conclusões da comissão cientifica independente?

As conclusões da comissão é que a promoção de mais um estudo seria mais um adiamento do problema , e que existem resíduos que não há outra forma de ser eliminados a não ser de forma térmica.

3.Identifique a hierarquia das opções de gestão dos resíduos e comente a afirmação:"em nenhum pais,nem mesmo no mais desenvolvido, foi possível até hoje substituir completamente os métodos de fim-de-linha, como é o caso incineração".

Os resíduos industriais perigosos numa primeira fase é necessário reduzir,reciclar e reutilizar ,numa segunda fase os aterros, os tratamentos bioquímicos ou a destruição térmica só conforme alguns casos.

4.Como reagiria á contrução de uma incineradora próximo da sua Habitação? Fundamente a sua resposta.

Não reagiria bem, porque seria uma questão de saúde pública . A construção de uma incineradora emite fumos tóxicos, o que iria poluir o ambiente, alterava as condições climáticas, a natureza, e tinha consequências graves na alimentação .


5.Realize um trabalho de pesquisa nos jornais acerca da co-incineração em souselas e elabore um texto onde aborde as seguintes questões:


a)Identifique os diferentes actores presentes na controvérsia pública em torno da co-incineração.

O 1º ministro José Socrates, ministro do ambiente Francisco Correia, presidente da câmara de coimbra, ministério do ambiente, tribunais, advogados, camionistas e cidadões.


b)Identifique os valores defendidos por cada uma das partes e os argumentos de índole científica que estão por trás dessas opiniões.


A queima de resíduos perigosos em cimenteiras, foi bandeira da campanha eleitoral do Primeiro-ministro José Socrates, no qual foi logo contestado pelos autarcas da região, o ministro do ambiente Francisco Correia, anuncia que a de Souselas foi escolhida para o processo de co-incineração. Cidadões mostraram-se contra a decisão do Primeiro-ministro e tentaram uma acção popular para suspeder a co-incineração de Souselas. Foi um processo complicado, onde houve avanços e recuos, envolveu tribunais (pediram uma avalição ambiental em Souselas/também deram luz verde à co-incineração), governo(interesses politicos), câmara municipal (questões ambientais, impediram o trânsito do transporte de matérias explosivas, substâncias quimicas, resíduos perigosos, para a co-incineração de Souselas, a violação era púnivel com coimas elevadas).


6.Uma alternativa à co-incineração é a exportação dos residuos tóxicos e perigosos. Analise esta alternativa do ponto de vista social.


A exportação de residuos tóxicos e perigosos para Antártica teria efeitos prejudiciais com a qualidade da água e do ar, haveria mudanças no meio ambiente atmosférico, terreste, aquático, marinho e glacial.
Também existiria o perigo de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção.
Não havendo residuos tóxicos, pode-se dar prioridade à perservação do ecossistema e à pesquisa científica do meio ambiente.

Sem comentários: